15 invenções russas que mudaram o mundo

Os russos representam um povo muito pouco conhecido por nós, que moramos deste lado do globo. Alguns possuem até mesmo uma visão equivocada da nação do maior país do mundo. Há quem acredite que os russos são grosseiros, frios, bêbados, briguentos e muitas outras coisas que não são verdade. Na realidade, os russos representam um povo incrível e que foi responsável por invenções incríveis para todo o mundo.

Você sabia que o helicóptero é uma invenção? E o leite em pó? E você sabia que não teríamos chegado onde chegamos na exploração espacial se não fossem os russos? Sim, eles foram responsáveis por criar coisas incríveis e que impactam toda a sociedade até hoje.

Neste artigo, vamos fazer uma lista de invenções russas incríveis que mudaram significativamente o mundo. Será que você conhece todas elas?

Helicóptero

Invenções russas que mudaram o mundo

Com experimentos funcionais em 1910 e 1912, o engenheiro russo Igor Sikorsky é considerado um dos principais contribuidores para o desenvolvimento do helicóptero. Ele se mudou para os Estados Unidos depois da Revolução Russa e, em 1939, apresentou o primeiro protótipo funcional do helicóptero, sendo o primeiro a de fato conseguir levantar voo. Ao acoplar flutuadores na base do veículo, ele também criou o primeiro helicóptero anfíbio do planeta.

Trem elétrico

Invenções russas que mudaram o mundo

A invenção dos trens elétricos foi um fator determinante para o mundo dos transportes no final do século XIX. A história da criação do trem elétrico não tem uma data precisa de início, mas estima-se que tudo ocorreu entre 1874 e 1876. Foi nessa época que o inventor russo Fyodor Pirotsky conduziu uma série de experimentos em que um trilho servia como condutor direto enquanto o outro funcionava como um condutor reverso.

Os primeiros experimentos foram conduzidos alguns anos depois em um trilho próximo à cidade de Sestrorestk – e eles deram certo. A primeira linha de trem elétrica foi construída em 1881, em Berlim, na Alemanha, tendo como base o projeto criado por Pirotsky.

AK-47

Invenções russas que mudaram o mundo

Uma das armas mais conhecidas em todo o mundo, o fuzil de assalto AK-47 foi criado em 1947 na antiga União Soviética pelo engenheiro militar Mikhail Kalashinikov. Bem conceituada por ser resistente e de fácil manutenção, o fuzil largamente utilizado tanto na URSS quanto em países aliados, além de ter se tornado a queridinha de guerrilheiros em lutas por independência na África, na Ásia e na América Latina.

Para se ter uma ideia do alcance da família de fuzis criada por Kalashinikov, em 2004, estimava-se que das 500 milhões de armas de fogo existentes no planeta, 100 milhões fossem AK-47 ou derivadas. Falando especificamente sobre o modelo de 1947, a estimativa era de 80 milhões de unidades em todo o mundo naquele ano — dados do Banco Mundial.

Vodca

Invenções russas que mudaram o mundo

Esta lista não seria completa sem uma simbologia russa melhor que esta, a vodca, bebida tradicional do país. Mas a verdade é que há controvérsias sobre a origem da bebida: tanto os russos quanto os poloneses reivindicam a invenção. Ela surgiu por volta dos séculos 8 e 9 e seu nome, em russo, significa “aguinha”. O destilado é feito a partir de uma matéria orgânica como trigo ou cevada, que gera um líquido conhecido por sua pureza no final do processo

Montanha-russa

Invenções russas que mudaram o mundo

Esse todo mundo conhece. O nome entrega o país de origem, e ela não possui um criador específico. As primeiras montanhas russas surgiram no século XV e eram completamente feitas de gelo. O carrinho com rodas só foi criado em 1784, em São Petersburgo. Depois de muito aperfeiçoamento, o brinquedo tornou-se popular no mundo inteiro.

Baterias solares

Invenções russas que mudaram o mundo

Sabe aqueles equipamentos que usam a luz solar para obter acumular energia? Se você tem qualquer um desses em sua casa agradeça ao físico russo Alexander Stoletov. Foi ele que, no final dos anos 1880, elaborou a teoria do efeito fotoelétrico após uma série de experimentos.

Esse princípio ainda hoje é a base para a produção de células solares. Foi Stoletov quem criou a primeira célula solar com base no efeito fotoelétrico externo e descobriu a proporcionalidade entre a intensidade da luz e a corrente induzida. Além disso, seu nome é associado a muitas outas contribuições para a ciência no campo de ferromagnetismo.

Tetris

Invenções russas que mudaram o mundo

Primeiro software soviético a ganhar o mundo, o Tetris foi lançado em 1984 e é obra dos desenvolvedores Alexey Pajitnov, Dmitry Pavlovsky e Vadim Gerasimov. O joguinho utiliza tetraminós que precisam ser encaixados em uma espécie de tabuleiro, eliminando uma linha sempre que ela é totalmente preenchida.

Tetris é o jogo mais vendido no mundo, com cerca de 500 milhões de unidades vendidas, e constantemente é incluído na lista de games mais influentes de todos os tempos.

Borracha sintética

Invenções russas que mudaram o mundo

Essa é daquelas invenções sobre as quais você pode nunca ter parado para pensar, mas não seria possível imaginar o mundo moderno sem a borracha sintética. Ela é utilizada para a fabricação de pneus, de qualquer meio de transporte, além de vedações, isolamentos e dispositivos médicos, para citar apenas algumas áreas.

A primeira borracha artificial comercialmente viável foi a resina de polibutadieno, sintetizada pelo método desenvolvido pelo químico russo Sergei Lebedev. Ele obteve os primeiros espécimes de borracha sintética em 1910. Seu livro “Pesquisa em polimerização de hidrocarbonetos de etileno”, publicado em 1913, forneceu as bases para a síntese comercial de borracha artificial.

Exploração espacial

Invenções russas que mudaram o mundo

Se hoje o ser humano mira seus olhos e suas sondas para diversos cantos do espaço, tudo isso tem origem nos avanços alcançados pela União Soviética a partir do fim dos anos 1950. Os soviéticos foram os primeiros a enviar para o espaço um satélite artificial (Sputnik 1, 1957), um ser vivo (a cachorrinha Laika, 1957), um homem (Iuri Gagarin, 1961) e uma mulher (Valentina Tereshkov, 1963).

Além disso, os russos também levaram ao espaço a primeira estação espacial monolítica (Salyut 1, 1971) e a primeira estação espacial modular (Mir, 1986), também o maior satélite artificial em órbita na Terra até 2001. No início do século 21, ela foi desativada completamente e os esforços russos estiveram focados na Estação Espacial Internacional em colaboração com diversos outros países.

Jato supersônico

Invenções russas que mudaram o mundo

O primeiro jato supersônico não foi o Concorde, como muitos pensam, mas o Tupolev Tu-144, criado pelo engenheiro Alexei Tupolev. O jato que voava além da velocidade do som surgiu em 1968, dois meses antes do Concorde, e transportava 55 passageiros. Porém, ele encerrou as atividades em 1983, por sofrer uma série de problemas técnicos.

Gravador de vídeo

Invenções russas que mudaram o mundo

É da Rússia também o primeiro equipamento do mundo capaz de gravar vídeos da TV. A ideia surgiu da mente de Alexander Poniatoff, que começou uma fábrica nos Estados Unidos chamada Ampex nos anos 50. Foi dessa companhia que saiu o primeiro gravador de videotape.

Seu produto se manteve na liderança do mercado internacional por quase cinquenta anos e só decaiu com o fim da era do VHS. Ainda hoje, grandes empresas de home vídeo usam patentes de Poniatoff para produzirem os seus equipamentos.

Leite em pó

Invenções russas que mudaram o mundo

Apesar de um produto parecido com um leite seco constar das histórias de Marco Polo da Mongólia no século 13, sua técnica era desconhecida e não era levada a sério. Somente em 1802 o médico russo Ossip Kritchevski descobriu o primeiro processo moderno para obter leite em pó preservando as propriedades úteis e aumentando a vida útil do produto.

Então, Kritchevski trabalhava na cidade de Nertchinsk, na remota região de Zabaikalski – um local distante de São Petersburgo, originalmente fundado para o exílio de condenados. Kritchevski era um dos poucos médicos que trabalhavam ali, esforçando-se muito para ajudar os necessitados, mas com uma falta de suprimentos médicos. O leite era um dos itens mais saudáveis ​​de que ele dispunha para alimentar as pessoas, mas não durava muito.

Assim, o médico buscava maneiras de aumentar sua vida útil. Por isto, ele criou uma tecnologia para fazer leite em pó por meio da evaporação de sua água. Infelizmente, o inventor morreu em 1832 sem ver como sua inovação chegou a São Petersburgo. Muitos anos depois, ela chegou também à Europa, onde o inventor britânico T.S. Grimwade patenteou a tecnologia em 1855.

Extintor de incêndio

Invenções russas que mudaram o mundo

A espuma é a maneira mais eficaz de combater incêndios. Mas, até o início do século 20, não se sabia deste fato e os incêndios eram combatidos com água ou soluções salinas. Foi somente em 1902 que um professor de química russo inventou o extintor de espuma, usado até hoje.

Nascido em Kishiniov (hoje, capital da Moldávia), Aleksander Loran estudou em São Petersburgo e Paris e se tornou um professor escolar na cidade de Baku (hoje, capital do Azerbaijão), que era um dos centros da indústria petrolífera russa na primeira metade do século 20.

Testemunhando muitos incêndios com petróleo difíceis de extinguir, Loran procurava maneiras de chegar a uma substância que pudesse combater efetivamente o fogo. Depois de diversos experimentos, ele encontrou uma solução ao inventar uma espuma, que ele intitulou “Lorantina”. Mais tarde, ele a patenteou não só na Rússia, mas também no exterior. Posteriormente, Loran criou uma empresa em São Petersburgo e passou a vender extintores de incêndio sob a marca “Eurica”.

Comunicação por rádio

Invenções russas que mudaram o mundo

Em abril de 1885 o professor de física Aleksandr Popov anunciou, durante uma conferência na Universidade de São Petersburgo, a invenção de um sistema de comunicação sem fio e apresentou o primeiro rádio de comunicação do mundo. Como Popov trabalhava em uma instituição ligada ao Ministério da Defesa, não pôde divulgar seu invento.

Paralelamente, o italiano Guglielmo Marconi também realizou experiências semelhantes, registradas em um artigo publicado em 1897. Ao contrário de Popov, Marconi conseguiu comercializar rapidamente sua invenção. Até hoje no Ocidente existe a disputa sobre quem foi o primeiro inventor do rádio de comunicação.

Iogurte

Invenções russas que mudaram o mundo

Embora os produtos lácteos sejam comuns desde tempos imemoriais, seu impacto sobre a longevidade humana foi prenunciado pelo cientista Iliá Metchnikoff. Em 1910, ele afirmou que, para aumentar a expectativa de vida, era preciso consumir produtos lácteos, pois reduziam a putrefação intestinal.

Metchnikoff descobriu a Bulgária, país considerado o berço do iogurte, apresentava o maior números de pessoas com longa vida. No entanto, verdade seja dita, o leite foi misturado pela primeira vez com fermento na Trácia, região histórica no sudeste da Europa.

Fonte

Link deste artigo: 15 invenções russas que mudaram o mundo