16 curiosidades sobre a Rússia

Curiosidades sobre a Rússia?

O maior país do mundo certamente guardaria muitas curiosidades debaixo da cartola, não é mesmo? A Rússia foi fundada por uma classe nobre de guerreiros vikings no século 9, adotando o cristianismo ortodoxo do Império Bizantino em 988. Pelo resto do mundo, a nação é conhecida por suas excentricidades e coisas curiosas que nós muito pouco conhecemos.

Vamos aprender um pouco da história desse país?

Desde sempre a Rússia foi um principado em busca de expansão e conquista territorial: no século 18, alcançou seu ápice com o Império Russo, o terceiro maior da história, que ia da Polônia, na Europa, até o Alasca, na América do Norte. Com a queda do Império, virou a principal república da União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS), primeiro e maior estado socialista do mundo, que existiu entre 1922 e 1991.

Do primeiro homem no espaço ao maior arsenal de armas de destruição em massa do planeta, sexta maior economia do mundo à sede da Copa do Mundo em 2018, a Rússia é até hoje uma grande (e às vezes temida) potência.

Confira agora algumas curiosidades fascinantes sobre esse país!

Tamanho é documento

Curiosidades sobre a Rússia

A Rússia se orgulha de suas proporções gigantes. Algumas das mais curiosas: o país é maior que Plutão; a estrada de ferro transiberiana, que conecta Moscou a Vladivostok, é a mais longa do mundo; todos os dias, nove milhões de passageiros usam o metrô de Moscou (mais do que Londres e Nova York juntas); a Sibéria corresponde a 9% do território (seco) terrestre. Nem o McDonald’s escapa: a maior lanchonete do mundo está em Moscou, com 700 lugares.

Banheiro duplo

Curiosidades sobre a Rússia

Em 2014, durante a preparação para os Jogos Olímpicos de Inverno em Sochi, os visitantes ficaram surpresos ao encontrarem cabines de banheiro com duas privadas cada, sem nenhum tipo de separação. Além disso, é comum por lá que os banheiros sejam divididos em dois cômodos: um somente com pia e privada e o outro com uma banheira e chuveiro.

Os banheiros duplos fizeram muito sucesso nas redes sociais e muitas fotos estão espalhadas por aí. Muitos visitantes disseram que esse tipo de banheiro é extremamente comum nos estádios de futebol do país.

A questão da vodka

Curiosidades sobre a Rússia

A vodca foi introduzida no país entre 1448 e 1474, e gerou muitas controvérsias. Na década de 1990, manter o preço da bebida muito abaixo da inflação chegou a ser política de governo. Não à toa, mais de 30% das mortes no país são relacionadas ao alcoolismo, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) e o país tem uma das menores expectativas de vida para uma grande economia: um homem russo vive, em média, 65 anos — a média nos Estados Unidos é 76 e a da China, 74.

Vkontakte, o Facebook russo

Curiosidades sobre a Rússia

Em um mundo cada vez mais globalizado, é comum pensarmos que algumas redes sociais, como o Facebook, são utilizadas no mundo inteiro. Mas sabia que não! A Rússia tem a sua “própria” página: o VKontakte ou VK, como é chamado agora.

Com mais de 340 milhões de contas registradas, sendo a maioria russa, essa é a maior rede social da Europa e o segundo site mais popular no país. Ela só perde para o Yandex, o mecanismo de busca mais usado na Rússia. O VK recebe mais de 50,2 milhões de visitantes únicos por mês e também é muito popular na Bielorrússia, no Cazaquistão e na Ucrânia.

Ligando os continentes

Curiosidades sobre a Rússia

Desde 1864, existem propostas de uma ligação física entre os territórios russo e americanos no estreito de Bering. Em 1906, um engenheiro francês propôs uma ponte e túnel, projeto que chegou a ser autorizado pelo czar Nicolau II. Em 2011, o país se uniu aos EUA para construir um túnel. Se for concluído, o projeto de US$ 65 bilhões e 103 quilômetros será o mais longo do mundo.

Guardas felinos

Desde 1745, após um decreto da imperatriz Elizabeth, o Museu Hermitage abriga muitos gatos. Diversos felinos vivem livremente pelo espaço com uma única missão: proteger as obras de arte de roedores. Esse museu é um dos principais pontos turísticos de São Petersburgo.

Eles são tão importantes que existem postais e dias dedicados a eles e até retratos nos quais aparecem com os trajes dos antigos criados dos czares. A maior parte desses animais foi entregue por pessoas que não podiam tomar conta deles. Existe também um site chamado Hermitage Cats, que convida os moradores de São Petersburgo a adotar um felino.

Muitas mortes

Curiosidades sobre a Rússia

Durante a Segunda Guerra Mundial, a Rússia perdeu 30 milhões de pessoas, ou 14% da população. E, nos 70 anos de governo comunista, entre 12 e 20 milhões de russos morreram executados, de fome ou escravizados.

Árvore de cadeado

Curiosidades sobre a Rússia

Pontos turísticos nos quais casais penduram cadeados para simbolizar o seu amor, não faltam no mundo. Mas o que diferencia esse hábito romântico na Rússia? Elas são árvores! Tudo bem, não são árvores de verdade. São apenas estruturas de ferro no formato de árvore. Precisamos admitir que visualmente é muito mais bonito do que pendurar em pontes, por exemplo.

Forte na ciência

Curiosidades sobre a Rússia

A Rússia é uma das líderes na ciência mundial. É de lá a primeira versão da tabela periódica dos elementos, criada pelo químico russo Dmitri Mendeleiev, e o país tem 27 prêmios Nobel, 11 deles em Física.

Mas eles bebem muito?

Curiosidades sobre a Rússia

Man hand with glass of vodka , close up

Uma das vodcas mais famosas é a russa. Por esse motivo, é comum acharmos que os russos são bons de copo, não é mesmo? Eles até são, mas não são os campeões do mundo. No ranking feito pela Organização Mundial da Saúde, a Rússia está em quarto lugar!

Com 13,9 litros de álcool ingerido em média por pessoa, a Rússia está atrás de países como a Moldávia, Bielorrússia e Lituânia. O Brasil aparece na 49ª posição, consumindo 8,9 litros por pessoa.

11 fusos

Curiosidades sobre a Rússia

A Rússia é um país imenso e está localizado em dois continentes: Europa e Ásia. Por esse motivo, o país possui 11 fusos-horários diferentes. Para você ter uma ideia, quando os moradores de Kamchatka estão acordando para ir ao trabalho, o povo de Kaliningrad está se preparando para jantar. A diferença entre o leste e o oeste da Rússia é de 10 horas! Além disso, a diferença numérica entre a população é de 11 milhões de mulheres a mais que homens.

São Petersburgo e riqueza cultural

Curiosidades sobre a Rússia

Existem 221 museus, 2 mil bibliotecas, mais de 80 teatros, 100 galerias, 62 cinemas e 100 casas de concerto em São Petersburgo, segunda maior cidade da Rússia.

Natal em janeiro?

Curiosidades sobre a Rússia

O catolicismo ortodoxo é a maior religião russa e essa crença utiliza um calendário antigo chamado de juliano, que tem 13 dias de diferença com o gregoriano, utilizado no ocidente. Essa mudança faz com que o natal aconteça somente no dia 7 de janeiro.

Semelhança entre o russo e português

Curiosidades sobre a Rússia

A fonética dos dois idiomas é tão parecida que é fácil escutar os russos conversando e pensar que estão falando português ou outra língua latina. Também é fácil brasileiros serem confundidos com russos em viagens internacionais.

São várias as palavras parecidas entre o russo e o português, como “bilhete”, “passageiro”, “biblioteca”, “catedral”, “temperatura”, “música” etc (obviamente elas são escritas de maneira diferente, já que o alfabeto é cirílico).

Ganho gelado

Curiosidades sobre a Rússia

No feriado religioso de Epiphany (o batizado de Jesus), que acontece no gélido mês de janeiro, os russos se reúnem em rios e lagos congelados das cidades, cavam um buraco no gelo e mergulham. Segundo os adeptos, o banho de água gelada (com temperaturas de até -20º C/-4º F) tem propriedades medicinais. O governo e a Igreja Ortodoxa Russa apoiam o evento e sempre tem um órgão do governo, um padre e um médico para supervisionar a maluquice.

Hospitaleiros

Curiosidades sobre a Rússia

Diferentemente do que a maioria das pessoas pensam, os russos são bastante hospitaleiros. Muitos viajantes compartilham experiências muito positivas todas as vezes que visitam o país. Acredita-se que eles sejam apenas incompreendidos e por isso levam a fama de mal-humorados e frios.

Fonte

Link deste artigo: 16 curiosidades sobre a Rússia