15 alimentos para comer sem medo de engordar

Muita gente luta contra a balança. Tenta, de todas as formas, emagrecer sem deixar de comer o que gosta. Nessa batalha, acabam perdendo, pois a tentação da comida é maior do que a vontade de emagrecer. Porém, por mais difícil que seja de acreditar, alguns alimentos podem ser ingeridos sem medo de engordar. Você acredita nisso?

São comidas ricas em fibra e com baixo teor calórico. Assim, eles saciam a fome e, ao mesmo tempo, favorecem a digestão sem riscos de aumentar seu manequim. Nós preparamos uma lista com esses produtos. Mas tenha em mente que você não deve se alimentar só com eles. Sua dieta deve ser equilibrada, incluindo tanto carboidratos quanto proteínas e gorduras, em quantidade moderada.

Confira a lista dos alimentos que você pode comer sem medo de engordar!

Laranjas, toranjas e tangerinas

Alimentos para comer sem medo de engordar

Quem quer perder peso geralmente recebe a orientação de não exagerar no consumo de frutas, mas isso não se aplica aos cítricos. Eles são ricos em fibra, que regula a digestão e favorece a perda de peso. Além disso, ajudam a manter a sensação de saciedade por mais tempo, devido também à sua grande quantidade de água.

O flavonoide naringenina dificulta o ganho de peso e ajuda o fígado a processar o excesso de gordura. A vitamina C estimula a formação de colágeno na pele, além de ter um efeito considerável sobre a elasticidade do tecido, tornando a celulite menos visível.

Melão cantaloupe

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Bem arredondado, com casca toda “arrugadinha” e de coloração mais alaranjada, o melão cantaloupe tem alto conteúdo de betacaroteno, e uma xícara da fruta picadinha oferece potássio, mais de 100% da recomendação diária de vitamina A e C e apenas 55 calorias.

Abobrinha

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Uma porção de abobrinha contém apenas 42 calorias. Ela normaliza o equilíbrio entre água e o sal em nosso corpo, o que é um fator importante para quem quer perder peso. Abobrinhas melhoram a mobilidade intestinal, pois são ricas em fibras e líquidos. Sem falar que ela ajuda a diminuir as calorias em pratos mais “pesados”.

Couve-flor

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Rica em antioxidantes, ácido fólico e vitaminas C e K, a couve-flor também é fonte de antioxidantes e fitoquímicos — substâncias biologicamente ativas presentes em alimentos de origem vegetal — que ajudam no combate de doenças crônicas e uma porção oferece apenas 25 calorias.

Pipoca

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Se você fizer pipoca sem manteiga nem açúcar (colocando apenas um pouco de sal), pode comer à vontade, sem risco de ganhar peso. Uma porção de pipocas assim (corresponde aproximadamente ao que cabe numa mão ou numa xícara pequena) garante apenas 31 calorias.

Brócolis

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Além de ser rico em vitaminas A, C, E e K, e uma porção oferecer cerca de 20% das necessidades diárias de fibras — por somente 31 calorias —, o brócolis ainda contém uma substância de ação anticarcinogênica chamada sulforafano, que ajuda a destruir elementos químicos presentes no organismo e que podem causar o surgimento do câncer.

Berinjela

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Com seu sabor incomparável, uma boa travessa de berinjelas pode ser devorada em boa quantidade sem nenhum peso na consciência. Uma porção de berinjelas grelhadas sem óleo contém apenas 24 calorias.

Morango

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Sabia que um morango possui mais vitamina C do que uma laranja? Além disso, essas frutas são fontes de fibras, antioxidantes e potássio — e uma xícara traz cerca de 50 calorias. Só não vale despejar uma lata de leite condensado ou meio litro de chantilly por cima, hein!

Algas marinhas

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As algas marinhas (como as laminarias) são ricas em iodo, o que ajuda a estabelecer o correto funcionamento da glândula tireoide. E quando os níveis hormonais estão equilibrados, o mesmo tende a acontecer com o peso.

Amora

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Fontes de vitamina C e antioxidantes, as amoras ainda ajudam na digestão e têm ação sobre os tecidos, de forma que o consumo frequente pode melhorar a aparência da pele. Além disso, uma porção da fruta oferece apenas 62 calorias.

Beterraba

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Beterraba é uma ótima fonte de minerais, especialmente de magnésio, que auxilia na queima de gordura, atua no bom funcionamento dos músculos e regula os níveis de açúcar no sangue. Você pode prepará-la assada, em saladas, crua ou cozida, e também em shakes de vegetais. Uma porção média tem cerca de 40 calorias.

Mirtilo

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O mirtilo é a fruta com o maior conteúdo em antioxidantes de que se tem notícia, sem falar que, além de deliciosa, uma xícara dessas frutinhas fornece 14% das necessidades diárias de fibras e apenas 85 calorias.

Abacaxi

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Esta deliciosa fruta é uma grande aliada de quem quer perder peso. A enzima bromelina, presente na fruta, dissolve ativamente a gordura e ajuda na digestão de proteínas.

Ovo

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Podem ser consumidos em qualquer momento do dia, mesmo naqueles momentos da noite em que bate uma fome. Você não engordará nada. Obviamente, é melhor consumir ovos cozidos que fritos.

Tomate

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Ricos em licopeno, uma substância que podem ajudar no combate de diversas doenças crônicas, vitamina A, C, B2, ácido fólico, cromo, potássio e fibras, os tomates oferecem tudo isso por apenas 25 calorias — por unidade de tamanho médio.

Pepino

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Composta quase que completamente por água, essa fruta — sim, o pepino é o fruto do pepineiro — oferece apenas 16 calorias por porção. Aliás, se você costuma descartar a casca, saiba que ela e as sementinhas são as partes mais nutritivas do pepino, proporcionando fibras e betacaroteno.

Salmão

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O consumo do salmão libera o hormônio leptina, responsável pela supressão do apetite. Além disso, é rico em ácidos graxos do tipo ômega 3.

Iogurte

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O iogurte é um alimento muito rico em proteínas, então, não deixa que a fome volte muito rápido. Além disso, você pode unir com outros alimentos ricos em fibras como, por exemplo, a aveia.

Couve

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Uma xícara de couve oferece apenas 33 calorias — e muitos benefícios! Essa mesma quantidade da planta fornece 3 gramas de proteínas e 2,5 de fibra, além de vitaminas, ácido fólico e ômega 3, ácido graxo normalmente encontrado em peixes.

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